Lucas Rocha

Questão de investigação

Por que no verão escurece mais tarde e no inverno escurece mais cedo?


Certezas provisórias:
            - Tem a influência do Sol
            - A rotação do Planeta Terra

Dúvidas temporárias:
            - Por que isso só acontece no verão?
            - Quem descobriu este fenômeno?
            - É possível prever este fenômeno?

Horário de Verão

A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de Sol foi lançada em 1784 pelo político e inventor americano Benjamim Franklin, numa época em que ainda não havia luz elétrica. Ele teve essa ideia para economizar velas.
            O horário de verão é implantado com o objetivo de reduzir o consumo de energia no horário de pico do consumo, através do melhor aproveitamento da luz solar. Em termos de Brasil, o horário de verão diminui o risco de blecaute, mas não o evita. O horário de verão acontece em quase todo o mundo. Acontece em toda a Europa e nos Estados Unidos também. No Brasil, o horário de verão foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931, através do decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Desde 1985 o horário de verão é adotado anualmente.
            O horário de verão é adotado costumeiramente durante o verão, quando os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação ao Sol. O verão começa em fins de dezembro, em um dia que abriga o solstício. O solstício é registrado quando o Sol, em sua peregrinação anual pelo céu, atinge seu máximo afastamento do Equador Celeste, em direção ao Sul. A iluminação da parte iluminada é a maior possível no hemisfério Sul. Neste dia de solstício, teremos a noite mais curta do ano. A partir dele, as noites vão ficando cada vez mais longas, com a mesma duração dos dias (no equinócio), e continuam crescendo até o máximo (no solstício de inverno). Assim, o dia do solstício de verão, com seu período de máxima iluminação, deveria ser o meio do verão, e não o seu início. O horário de verão tem início no terceiro domingo de outubro, e termina no terceiro domingo de fevereiro.
            Os fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas em que se divide a Terra e que seguem a mesma definição de tempo.


http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cosmologia/movimentos-da-terra-2.php